Setecidades Titulo Desafio de Redação
Alunos aprendem a cuidar do coração

Palestra com cardiologista do Hospital Brasil beneficiará estudantes de colégio de Santo André

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
23/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Estudantes do Educandário Santo Antonio, no bairro Jardim, em Santo André, recebem hoje pela manhã palestra sobre cuidados necessários com o coração. A apresentação será a terceira de 14 que serão realizadas em duas escolas de cada uma das sete cidades na oitava edição do Desafio de Redação.

Durante cerca de uma hora, o coordenador do setor de cardiologia do Hospital Brasil, da Rede D’or, Flávio Borelli, terá a missão de apresentar aos jovens o sistema cardiovascular humano e, consequentemente, problemas aos quais a população está passível. As ameaças são causadas pelo consumo excessivo de alimentos gordurosos ou com alta concentração de sódio, somado ao sedentarismo.

Para o especialista, o tema é relevante para esta faixa etária, tendo em vista a importância de adquirir bons hábitos desde a infância para evitar doenças. “Uma vida sedentária contribui para o excesso de peso e também aumento da pressão arterial”, destaca Borelli.

O controle do peso é fundamental, explica o cardiologista. Além de melhorar a força muscular e a autoestima do indivíduo, a prática de exercícios regularmente e com acompanhamento adequado colabora para o controle da pressão arterial e da diabetes.

O tabagismo também é apontado pelo cardiologista como algo capaz de “queimar nossa vida aos pouquinhos”. Isso porque, segundo ele, o cigarro mata mais que a soma de todas as causas evitáveis de morte no mundo. São cerca de 12 mil óbitos anuais no Brasil. O fumo também é responsável por doenças na boca, traqueia e coração.

O Desafio de Redação é promovido pelo Diário, correalizado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e tem apoio da Ecovias, Hospital Brasil e Positivo.

Em Diadema, Agita Galera ajuda na produção de textos

O início deste mês é marcado pelas comemorações do Dia do Profissional de Educação Física. Nas escolas estaduais, a data foi lembrada por meio do Agita Galera, dia destinado à prática de exercícios. Jovens de Diadema que participaram da ação afirmam que ela ajudou a produzir os textos para o Desafio de Redação, com o tema Qualidade de vida hoje. Saúde no futuro.

“No dia do Agita Galera, falamos sobre qualidade de vida, o que facilita na hora de passar as ideias para o papel”, disse Andreas Miranda Leite, 11 anos, do 6º ano do Ensino Fundamental da EE Jardim Arco-Íris, na Vila Nogueira.

Na instituição de ensino, estudantes fizeram a pirâmide alimentar como parte do Agita Galera. “Nós, jovens, estamos muito preguiçosos. O acesso a comidas gordurosas é muito mais prático, então, se não mudarmos o pensamento hoje, amanhã sentiremos no corpo e na saúde”, disse Tauanne Aparecida Honorato, 13, do 7º ano do Ensino Fundamental.

A presença da família reflete no desempenho e dedicação do aluno, como é o caso de Breno Santhyago Torres, 12, do 6º ano do Ensino Fundamental, que pretende ser médico. Com ajuda da mãe, já estuda temas que tenham ligação com a Medicina. “Realizo diversas atividades e me alimento bem, o que influencia na minha qualidade de vida.” (Renata Rocha – Especial para o Diário) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;