Automóveis Titulo Primeiras impressões
Foison: a aposta da Lifan

Dirigimos, no Interior, o minitruck importado do Uruguai que, em duas versões, parte de R$ 34.990

Por Vagner Aquino
Enviado a Salto (SP)
29/07/2014 | 12:19
Compartilhar notícia
Divulgação


Mesmo lançado há pouco mais de duas semanas, o Lifan Foison já emplacou 250 unidades no Brasil. O fato é que o Diário foi até Salto (no Interior), onde fica ao centro de distribuição da marca no Brasil, avaliar a novidade.

Mas antes de falar do teste em si, vamos aos detalhes gerais. O minitruck (como a marca faz questão de classificá-lo) se destaca pelo motor 1.3 com injeção direta de gasolina e potência de 85 cv. Soma-se aí a maior caçamba da categoria – são 2,8 metros e, feita em aço, carrega até 800 quilos de carga. 

Vale dizer que o segundo veículo comercializado pela Lifan no Brasil (tem também o utilitário esportivo X60) é apto a atuar nos mais diversos segmentos profissionais, seja logística, agronegócio ou mesmo os foodtruck. 

Achou bastante? Mas a Lifan quer mais! A intenção é suprir a lacuna existente no segmento de VUCs (Veículo Urbano de Carga) no mercado. Para se ter ideia, o Foison concorre até mesmo com os veículos derivados de carros de passeio – como os Fiat Fiorino e Doblò Furgão. Outros rivais são Hyundai HR, Kia Bongo e os chineses Effa Picape Start, Shineray T20 e Rely Pick-up. Visto isso, o slogan da marca é totalmente justificável: ‘Chegou seu ajudante geral’.

De acordo com o responsável pela área de vendas da Lifan, Jair Leite de Oliveira, a previsão é emplacar, pelo menos, 200 unidades mensais. No total, são duas versões de acabamento. A mais barata – já equipada com air bag duplo, freios antitravamento, rádio com entrada auxiliar e lanterna de neblina – custa R$ 34.990. Para ter a comodidade da direção eletroassistida e do ar-condicionado, o cliente precisa desembolsar R$ 37.990. O frete já é incluso e a garantia é de dois anos. Prática incomum no segmento.

“Socorro 24 horas, carro reserva e outros benefícios visam atender melhor os clientes da Lifan Motors no Brasil”, fez questão de frisar o presidente da marca, Huang Zhen. E, para garantir isso tudo, a montadora tem 42 revendas espalhadas pelo País, número que, até o fim do ano, pulará para 80 unidades.

“Temos uma concessionária em Santo André e estamos prospectando a abertura de outra em São Bernardo”, relata Oliveira quando questionado sobre a possibilidade de investimentos no Grande ABC. 

NA PRÁTICA

Disponível nas cores branco ou prata, o Foison não foge muito aos concorrentes quando visto pelo lado de fora. Pulando para o interior, a primeira sensação é de estranhamento. Afinal, não pense que está a bordo de um automóvel. aqui, tudo é bem espartano. O assoalho tem forração de borracha, os bancos têm tecido impermeável e nada de regulagens. 

Quando vira-se a chave na ignição, o painel de instrumentos acende uma luz alaranjada e o barulho do motor invade a cabine sem dó. Regulados os retrovisores (na mão, mesmo), é hora de desbravar as ruas de Salto. Extremamente leve, principalmente quando sem carga, o minitruck exige cuidado em curvas, mas é bastante ágil em meio ao tráfego urbano.

Na estrada, o torque de 11,3 mkgf disponíveis entre 3.000 e 5.000 rpm dá conta do recado. Porém, em ladeiras, o fôlego fica comprometido e a necessidade de redução de marchas se faz sempre necessária. O câmbio é manual de cinco relações. Arranha um pouquinho, mas agrada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;