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A comunicação interna nas empresas

Ter acesso a informação de maneira transparente contribui para bom clima organizacional,
ajuda na criação de cultura forte, melhora a produtividade e aumenta o engajamento do colaborador

Por Cíntia Bortotto
28/07/2014 | 07:09
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Já comentei neste espaço que o papel da comunicação dentro das empresas é estratégico, afinal, ter acesso a informação de maneira transparente contribui para bom clima organizacional, ajuda na criação de cultura forte, melhora a produtividade e aumenta o engajamento do colaborador. Você, como gestor, tem conseguido cuidar da comunicação em sua companhia?

A comunicação é um processo de mão dupla, depende do gestor e do subordinado. O que fazer para melhorá-la de forma ampla? Seguem algumas dicas:

Pense nos canais: você pode utilizar e-mails com informações relevantes ou o mural, se tem na empresa colaboradores que não possuem e-mails. Tenho percebido cada vez mais colaboradores se comunicando ou recebendo informações da empresa por e-mail pessoal também, assim, a comunicação chega de alguma maneira. Outros canais importantes são jornais, revistas e intranet;

Pense no objetivo: para cada veículo você deve definir claramente o objetivo. Por exemplo, para informações rápidas e que têm tempo de vida curto, devem ser usados meios instantâneos como intranet, e-mails ou o mural. Já uma nova estratégia, uma reportagem sobre projeto ou área, deve usar meio com mais durabilidade, como revista;


Pense na periodicidade: para cada veículo deve-se estipular de quanto em quanto tempo ele deve ser veiculado;

O face a face: deve-se definir quais são as reuniões importantes para se ter na organização. Quanto mais isso fizer parte da cultura, melhor. Comece pela definição clara de quando deve ser feita a reunião da diretoria. Um dia antes, diretores devem se reunir com seus gestores para estarem atualizados para a reunião, e assim sucessivamente. Os gestores também devem estar preparados para a reunião com o diretor e, portanto, devem reunir-se com sua equipe. O ciclo semanal desse processo dá ritmo para a organização. Tenha sempre uma pauta e uma ata das reuniões, assim fica mais fácil saber por onde começar no próximo encontro. A pessoa que faz a pauta e a ata deve ser objetiva. A prática de reuniões com periodicidade definida faz com que as estratégias estejam alinhadas e sejam comunicadas o tempo todo;

Pense em como permitir um canal mais confortável e discreto: as empresas têm se preocupado em criar um meio para que o colaborador possa falar sobre questões que não se sinta confortável em compartilhar com seu gestor.

E aí? O que achou das dicas para melhorar a sua comunicação corporativa? Siga confiante e boa sorte!
 




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