Economia Titulo Postos de trabalho
Copa não afetou geração
de empregos, diz IBGE

Na região metropolitana de SP, comércio contratou 36
mil, enquanto outros serviços abriram 12 mil postos

Por
24/07/2014 | 12:22
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A Copa do Mundo teve um impacto discreto e não afetou a geração de vagas nas quatro regiões metropolitanas onde a Pesquisa Mensal de Emprego foi realizada no mês de junho. A avaliação é da técnica Adriana Beringuy, da Coordenação de Trabalho e Rendimento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Na formação de postos de trabalho, de fato houve até leve aumento em alguns setores relacionados ao evento, como outros serviços, em algumas das regiões. Só que a formação foi relativamente discreta, a ponto de não impactar a geração de postos de trabalho das regiões como um todo", afirmou.

Em Recife, houve 30 mil contratações no segmento de outros serviços, uma alta de 12,3% em relação a maio, informou o IBGE. A taxa de desemprego na região metropolitana ficou em 6,2% no período, contra 7,2% em maio.

Já em Belo Horizonte, o segmento de outros serviços ampliou o quadro em 17 mil funcionários em junho, alta de 3,8% ante o mês anterior (uma estabilidade do ponto de vista estatístico para esta região). Mas o comércio demitiu 10 mil pessoas. A taxa de desocupação que havia sido de 3,8% em maio foi para 3,9% em junho.

No Rio de Janeiro, outros serviços contrataram 28 mil, enquanto o comércio abriu 39 mil postos. A taxa de desemprego ficou em 3,2% em junho, contra 3,4% em maio.

Na região metropolitana de São Paulo, o comércio contratou 36 mil pessoas, enquanto outros serviços abriram 12 mil postos de trabalho. Mas esses movimentos não são estatisticamente relevantes - diferentemente da dispensa de 74 mil trabalhadores pela indústria entre maio e junho. A taxa de desemprego na região ficou estável em 5,1%.

"A ausência de crescimento ou a baixa evolução da população ocupada permaneceram mesmo diante do evento", reforçou Adriana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;