Economia Titulo
Empresas japonesas na China enfrentam dificuldades
Por
20/04/2014 | 21:06
Compartilhar notícia


As companhias japonesas operando na China estão apertando os cintos em resposta à alta dos custos - principalmente dos salários -, na medida em que as vantagens competitivas do país diminuem, informou hoje a agência Nikkei. Muitas empresas estão questionando a viabilidade de manter suas produções na China. "As companhias japonesas estão sendo forçadas a tomar uma decisão", disse Shintaro Okuno, da consultoria Bain & Co. Japan.

A cidade de Dalian, na província de Liaoning, localizada no nordeste da China, abriga muitas empresas japonesas, que estão operando no local há três décadas. Segundo uma pesquisa fiscal feita em 2013, um quarto das empresas japonesas na província estavam operando no vermelho. Entre as companhias que reportaram lucros menores, 85% citaram a escalada dos salários como principal motivo.

A expectativa é de que o problema piore no ano fiscal que começou em abril. Para manter suas operações, muitas empresas estão tendo de encontrar maneiras de controlar os gastos. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;