Economia Titulo Trabalho
Região gera
15.276 empregos
até novembro

Saldo de empregos com carteira assinada
supera em 9,19% o montante registrado em 2012

Por Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
21/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/10.06.2008/DGABC


O saldo de emprego formal no Grande ABC aumentou 9,19% entre janeiro e novembro em relação ao mesmo período do ano passado. Foram gerados 15.276 postos nos 11 meses. Em 2012, o registro era de 13.990.

As oportunidades no setor de serviços tiveram destaque, tendo em vista que são a maioria. Foram criadas 10.382 vagas no segmento no acumulado do ano. Em seguida, aparece o comércio, com saldo de 3.243 vagas. Logo atrás estão a construção civil, com ampliação dos registros em 1.177, e a indústria, com acréscimo de 1.098 empregos.

Os 15.276 postos de trabalho refletem a diferença entre as 346.824 admissões corridas entre janeiro e novembro e as 331.548 dispensas realizadas no mesmo período.

O MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) divulgou as informações ontem, por meio do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). As estatísticas consideram apenas os trabalhadores empregados com carteira de trabalho assinada.

Para o professor de Economia da Universidade Metodista de São Paulo Sandro Maskio, que também é coordenador do Observatório Econômico da instituição de ensino, o aumento do saldo de vagas total é relevante. “Os dados mostram que estão em linha com a redução da taxa de desemprego da região.”

Na quinta-feira o Seade/Dieese informou, por meio da PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região), que a taxa de desemprego do Grande ABC caiu pela quarta vez consecutiva em novembro, para 8,7%. Este foi o segundo menor percentual para o mês da série histórica, iniciada em 1999, e também o mais baixo do ano. A estimativa é de que no mês passado 1,286 milhão de pessoas estavam ocupadas e 122 mil desempregadas.

Apesar da relação, cada uma das pesquisas possui metodologias diferentes. No caso do Caged, todas as empresas são obrigadas a enviar os dados de admissões e demissões ao MTE, que capta, porém, apenas trabalhadores com registro em carteira. No caso da PED, a coleta é domiciliar, por amostragem, e é elaborada estatisticamente por média trimestral, considerando também aqueles que não têm carteira assinada ou são autônomos.

Maskio pontuou ainda que o resultado é uma retomada da desaceleração vista no ano passado. Para se ter ideia, em 2011 inteiro foram criadas 30.509 vagas na região e, em 2012, o saldo era de 13.990.

MENSAL - Em novembro, o Grande ABC teve acréscimo de 1.367 postos de trabalho. Serviços, como tem ocorrido na maioria dos meses, puxou o resultado com saldo de 1.686 empregos.

O setor de comércio aparece em seguida com o incremento de 902 vagas. E a construção civil, por sua vez, com 627 contratados.

No sentido oposto aos demais setores, a indústria da transformação teve decréscimo de 1.662 postos. Além da competição desleal com importados, que vem prejudicando principalmente as autopeças, Maskio explica que é normal que o segmento demita nesta época do ano. O comércio já foi abastecido e os novos projetos só vão começar a aparecer no ano seguinte, o que geralmente demanda reforço na mão de obra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;