Política Titulo Desabastecimento
Rio Grande cria comissão para investigar a Sabesp

Vereadores questionam a falta d’água na cidade e querem explicações da empresa

Da Redação
09/05/2024 | 08:14
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC, 12/6/2023


Os vereadores de Rio Grande da Serra aprovaram na sessão de ontem a criação de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) para investigar a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). O motivo é a falta de abastecimento na cidade.

O presidente da Câmara, vereador Claudinho Monteiro (Agir), usou a tribuna para defender a criação da CEI. “Tarifa cara, zero de água na torneira, o cidadão está chegando ao nível de não poder tomar um banho na sua residência. Olha que situação nós chegamos. Vamos fazer a nossa parte, e não é cobrar apenas respeito ao nosso município, é cobrar contrapartida. Não dá para a nossa cidade ser apenas uma produtora de água e não sobrar nada para os moradores”, afirmou.

Na terça-feira, a empresa divulgou nota pela qual relatava ocorrência de manutenção emergencial no sistema de abastecimento que atende Rio Grande da Serra e também Ribeirão Pires. “Técnicos atuam no reparo de um vazamento que afeta o fornecimento de água nesses dois municípios”, dizia o texto.

Segundo a Sabesp, a conclusão da manutenção estava prevista para a madrugada de ontem, mas a normalização do abastecimento deve ocorrer de forma gradativa até a manhã de hoje.

Além disso, a empresa orientava a população a “usar a água armazenada nos reservatórios residenciais de modo consciente, evitando qualquer desperdício. Imóveis com caixa-d’água obrigatória e com reservação para ao menos 24 horas, como determina o Decreto Estadual 12.342/78, devem sentir com menos intensidade a alteração no fornecimento”. Com caminhões-tanque atendendo serviços essenciais, como hospitais e postos de saúde. 

“Como vamos economizar se não tem água na torneira?”, questionou Monteiro. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;