Cultura & Lazer Titulo Compromisso
Ativista do movimento negro promove palestras sobre antirracismo

Oficinas e palestras ocorrerão neste sábado, a partir das 9h, no Sindicato dos Bancários da região

Beatriz Mirelle
26/04/2024 | 15:00
Compartilhar notícia


 A ativista do movimento negro e professora Sandra Cassimiro promove neste sábado (27), a partir das 9h, o ciclo de palestras e oficinas intitulado Reflexões afirmativas de gênero e raça. Na ocasião, ela vai apresentar o livro Mulheres Negras Sim  (Ícone Editora, 96 páginas, R$ 49), além de promover debates variados ao longo do dia sobre mercado de trabalho, educação antirracista, saúde e empreendedorismo.

“Vai ser um dia de bastante saber e de valorização de mulheres negras. Estamos abertos a todos os públicos e queremos difundir conhecimentos”, relata Sandra, integrante do Negra Sim – Movimento de Mulheres Negras de Santo André.

A obra Mulheres Negras Sim (Ícone Editora, 96 páginas, R$ 49) surgiu durante a pandemia para expor os desafios pelos quais a população preta passou durante esse período.

“As mulheres negras foram as mais impactadas, aparecendo com frequência nas taxas de violência e desemprego. Historicamente, elas estão na base da pirâmide socioeconômica, que ficou ainda mais achatada durante a crise sanitária. Narro as bandeiras que são defendidas pelas militâncias de mulheres negras, as nossas lutas para sobreviver, ter acesso à saúde e educação de qualidade. Também traço o histórico das nossas ações como a Marcha de Mulheres Negras. Relato as histórias de 16 mulheres negras que têm como fio condutor da existência pela resistência e resiliência.” 

O evento tem entrada gratuita e será no Sindicato dos Bancários do Grande ABC, na Rua Xavier de Toledo, número 268, em Santo André. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;