Setecidades Titulo Memória
LUTO Chora a poesia. Lamenta a Memória. 64 edições depois... ...é o fim da Cabeça Ativa.

A capa do último número diz tudo. É o fim da mais linda revista temática

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
27/04/2024 | 08:00
Compartilhar notícia


“Via o Cine Tangará, de feições artísticas, e ao mesmo tempo de traços clássicos. Mendigos vivendo em suas marquises como se fossem todos anarquistas”.

Osmar Rodrigues da Costa (Guevara), “Centro da cidade”, Poemas da Cidade”, volume 1, 2014, no nascedouro da Editora Coopacesso.

Osmar Guevara é natural de Uauá (BA). Seu poema é o derradeiro do volume 1 de poesias da futura Coopacesso. Ofertados pelo editor Leonardo Campos, “Memória” tem a mão os 11 volumes seguintes.

CABEÇA ATIVA

(Maio de 2008 – abril de 2024)

De três em três meses, um tema. E os autores se debruçavam sobre a revistinha em papel reciclado, com a linda capa idealizada pela Neli Vieira, artista amiga do Grande ABC.

Com certeza Neli deve ter chorado ao receber esta última pauta. Como choraram seus idealizadores, o casal romântico de São Vicente, Cláudia Brino & Vieira Vivo, que já estiveram no DGABC-TV.

“Memória” também lamenta mais esta perda e espera que a produção da Editora Costelas Felinas a ser mantida continue a subir a Serra do Mar e a pousar no Grande ABC de todos nós.

MESMO ASSIM... O projeto “Memória” preserva a coleção de “Cabeça Ativa”, cuja leitura também nos anima a continuar.

EDITORIAL

(...) clamamos em pranto que este pesado pesar seja totalmente aliviado e toda desolação venha submergir no mar do esquecimento e que a sua ausência física se torne, com o passar do tempo, apenas uma leve lembrança em nossa memória poética afetiva.

Claudia e Vieira - São Vicente (SP)

GÁS

A passeata de hoje demonstrou que todos estão descontentes com o governo e com seus gastos de gás lacrimogênio.

Claudio Feldman - Santo André

ADEUS

Cinco letras que choram num soluço de dor.

Silvino Neto - Diretamente do Céu

Crédito da foto 1 – Capa: Neli Vieira; reprodução: João Henrique Medice

ÚLTIMA EDIÇÃO. E o anjo perguntou: qual é o teu queixume de hoje? Dentro do meu silêncio a lágrima pesada disse tudo (Claudia Brino).

A extensão da Paulista.

Um alô aos migrantes.

Cresce a Pousada dos Jesuítas

Neste domingo Diadema inaugura a “Rua da Gente – Circuito Parques”, a partir das 9h. Será a Avenida Paulista diademense, com trecho importante de avenida interditada entre o Parque Pousada dos Jesuítas e o parque dos Imigrantes.

Diadema ganha a sua Avenida Paulista, proibida ao trânsito de veículos e aberta a quem queira caminhar e pedalar livremente aos domingos.

No circuito será entregue a restauração do “Monumento aos Migrantes”, que retrata a história da construção da cidade.

NAS ONDAS DO RÁDIO

Dr. Almir.

A paixão pelo rádio.

E pelo Direito.

Texto: Milton Parron

Almir Pazzianotto Pinto, nascido em Capivari, formado em Direito pela PUC Campinas, começou a se tornar nacionalmente conhecido quando ingressou no corpo jurídico do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, especialmente nas greves de 1978 e de 1979, a segunda que paralisou milhares de metalúrgicos no Grande ABC.  

Naquela época quem presidia o sindicato e também começava a ganhar projeção em todo o País era Luiz Inácio Lula da Silva.

As histórias que o doutor Almir conta, tema do programa Memória deste final de semana, são muito interessantes e, ao mesmo tempo, um estímulo aos jovens que se iniciam na carreira do Direito.  

Nos tempos de juventude ele apresentou um programa de tangos numa emissora de Capivari, sua terra natal. Muito mais tarde, voltou ao rádio participando como colaborador do “Jornal Gente”, na Bandeirantes, ao lado de José Paulo de Andrade e Salomão Ésper. Pazzianoto também foi deputado estadual, sendo reeleito duas vezes; foi secretário do Trabalho no governo Franco Montoro, Ministro do Trabalho e presidente do Tribunal Superior do Trabalho.

Memória - Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (86.3 e 90.9). Entrevista com Almir Pazzianotto. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, a partir das 10h, amanhã às 7h, com reprise na sexta-feira, dia 3 de maio, às 22h. Também disponível nas principais plataformas digitais, no Spotify e no Apple PodCast.

Arquivo de Memórias Musicais

Celly Campello, brasileira; Brenda Lee, americana. Cantoras. Iniciaram praticamente juntas suas carreiras. E fizeram um enorme sucesso.

Apresentação: José Clovis. Produção: Solange Vieira Nolasco. Neste domingo, às 15h. Rádio ABC AM (1570) e FM 81.9.

Canta Itália

Produção e apresentação: Marquitho Riotto. Hoje, às 23h (reprise); quarta-feira, às 20h (programa inédito). Rádio ABC AM (1570) e FM 81.9; e Rádio Web Spaghetti, de São Bernardo.

DIARIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 27 de abril de 1994 – ano 36, edição 8684

MANCHETE – Itamar (Franco) ameaça romper com montadoras. Presidente afirmou que, se houver dolo nos aumentos em URV decretados pelas fábricas, os incentivos dos populares serão retirados.

SÃO BERNARDO – Prefeito Demarchi desiste de CLT para assessores.

EM 27 DE ABRIL DE...

1979 – Estreava no Ipiranguinha, ao lado da Baleia, em Santo André, o Circo Romano Internacional, “com feras de todas as raças e 60 artistas de todas as partes do mundo”.

1984 - Inaugurada, em São Bernardo, a praça pública Vicenzo Zincaglia, em homenagem ao imigrante "Vicente Americano", que por muitos anos residiu na cidade e que teve uma destacada ação social e comunitária.

HOJE

Dia da Empregada Doméstica

Dia do Engraxate

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Bom Sucesso de Itararé. Elevado a município em 1991, quando se separa de Itararé. 

Em Minas Gerais: Araporã, Carandaí, Carneirinho, Divisópolis, Jaiba, Lagoa Grande, Leopoldina e Pedras de Maria da Cruz.

E mais: Altamira do Paraná (PR), Casserengue e Serra Branca (PB) e Sapeaçu (BA).

Santa Zita

27 de abril

(Itália 1218-1272). Empregada Doméstica durante 30 anos em Lucca.

Fonte: Canção Nova (divulgação)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;