Política Titulo Maioria
Câmara de S.Bernardo tem maioria para votar convocação de Reple

Ao menos 15 vereadores assinaram requerimento para levar o secretário de Saúde a dar explicações sobre os casos de negligências no Hospital da Mulher

Artur Rodrigues
26/04/2024 | 08:49
Compartilhar notícia
FOTO: André Henriques/DGABC


A Câmara de São Bernardo já tem o número de assinaturas suficiente para solicitar regime de urgência ao requerimento de convocação do secretário de Saúde, Geraldo Reple Sobrinho. O Diário apurou que ao menos 15 vereadores já assinaram o documento, que deve ser votado na terça-feira (a sessão ordinária será antecipada por conta do feriado de 1º de maio, na quarta-feira).

Caso seja aprovado, Reple terá 15 dias para comparecer à Câmara para dar explicações sobre as denúncias de erros médicos, negligência e violência obstétrica ocorridos no Hospital da Mulher, conforme publicado pelo Diário nas últimas semanas. Na segunda-feira, o secretário entrou em férias de 15 dias, deixando o cargo sob comando interino do adjunto Edson Massamori Nakazone.

Ao Diário, 15 vereadores confirmaram terem assinado o requerimento: Ana Nice (PT), Aurélio (Podemos), Eliezer Mendes (PL), Fran Silva (Avante), Getulio do Amarelinho (PT), Glauco Braido (MDB), Gordo da Adega (Podemos), Henrique Kabeça (PMB), Julinho Fuzari (Cidadania), Lucas Ferreira (PL), Netinho Rodrigues (Podemos), Palhinha (Avante), Paulo Chuchu (PL), Reginaldo Burguês (Agir) e Toninho Tavares (Agir).

“A minha missão e função como vereador é fiscalizar o poder Executivo. Acho justo o secretário ter a oportunidade de esclarecer os fatos”, declarou Lucas Ferreira.

Aliados do prefeito Orlando Morando (PSDB), os vereadores Jorge Araújo (União Brasil) e Maurício Cardozo confirmaram ao Diário que não assinaram o documento. Os demais parlamentares não responderam à reportagem até o fechamento desta edição.

Para que o documento tenha validade, é preciso que seja protocolado na próxima sessão por qualquer um dos requerentes, ou conjuntamente. Outros legisladores podem aderir, assim como também é possível o vereador retirar o endosso. Os 15 parlamentares que responderam ao Diário garantiram que não irão mudar de posição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;