Setecidades Titulo Educação ambiental
Em Rio Grande da Serra, escola valoriza vegetação nativa com 150 mudas
Lays Bento
28/04/2024 | 14:57
Compartilhar notícia
FOTO: Arquivo pessoal


Na última semana, 50 alunos da Escola Estadual Shisuko Ioshida Niwa, em Rio Grande da Serra, se mobilizaram no plantio de pelo menos 150 mudas de palmeiras-juçara. Segundo a diretora, Ariane de Jesus, a iniciativa visa reflorestar a área onde foram arrancadas três arvores próxima a quadra esportiva do colégio com risco eminente de queda. Para ela, a escolha da espécie cultivada e que está em risco de extinção atende um almejo da instituição em valorizar e preservar o bioma da Mata Atlântica. 

"A iniciativa de plantar 150 mudas de palmeiras foi aplicada com o apoio do professor Raul Fernandes Bueno, de Ciências; tudo surgiu da necessidade de remover três árvores que poderiam cair a qualquer  momento. Optamos por selecionar uma espécie arbórea nativa da região, ameaçada de extinção, visando não apenas à mitigação dos riscos, mas também à sensibilização e preservação ambiental", esclarece.

A remoção das árvores anteriores foi conduzida de acordo com as normas ambientais vigentes, sendo fiscalizada e autorizada pelos órgãos competentes, segundo a escola. As mudas foram doadas pelo Instituto Mordomo da Criação.

Ameaçada pela produção de palmito, a espécie palmeiras-juçara (Euterpe edulis) pode chegar a 20 metros de altura e inspirou até mesmo o termo "Pindorama" - em tupi, a expressão que significa "região das palmeiras" era utilizada pelos indígenas locais para denominar o próprio território antes da chegada dos portugueses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;