Setecidades Titulo Novidade
Sto.André inaugura nova unidade da Clínica da Família Jd. Sorocaba

Equipamento é o 29º a passar por renovação dentro dos padrões do programa Qualisaúde

Da Redação
24/04/2024 | 08:05
Compartilhar notícia
FOTO: Helber Aggio/PSA


Moradores do Jardim Sorocaba, em Santo André, ganharam uma unidade de saúde nova e adequada aos padrões do programa Qualisaúde. Foi inaugurada na segunda-feira (22) a nova Clínica da Família Jardim Sorocaba, que está localizada na Avenida Sorocaba, 637. O prefeito Paulo Serra (PSDB) e o secretário de Saúde, Gilvan Junior, estiveram no local ontem já com o equipamento funcionando. 

“Mais uma unidade que tiramos do papel já está funcionando no Jardim Sorocaba. Era uma unidade bem pequena e trouxemos para um imóvel maior, no padrão do Qualisaúde, enquanto a gente constrói uma definitiva em um terreno próprio da Prefeitura ainda maior do que essa. Aqui já tem o padrão de qualidade que a gente deseja, mas queremos sempre evoluir e oferecer cada vez mais para a população”, comentou o prefeito Paulo Serra. 

A nova Clínica da Família Jardim Sorocaba substitui o antigo posto de saúde que também ficava na Avenida Sorocaba, mas no número 924, em imóvel alugado que apresentava problemas estruturais. A mudança de local era um desejo antigo da população local. Esse é a 29ª unidade de saúde reformada dentro do programa Qualisaúde.

“Esse é um compromisso que assumimos com os moradores do Jardim Sorocaba e que conseguimos tirar do papel. A unidade que existia no bairro carecia de melhor estrutura e trouxemos para um espaço bem maior, amplo, arejado, que vai permitir à equipe ter condições para realizar um atendimento muito mais qualificado e humanizado como a população andreense merece”, pontuou o secretário de Saúde, Gilvan Junior. 

A nova unidade tem 232,5 metros quadrados de área construída divididos em dois pavimentos. No térreo estão recepção e prontuário, sala de espera, farmácia, consultório de enfermagem, vacina, procedimentos, e os consultórios médicos 1 e 2. No piso superior ficam a sala de odonto, escovódromo, sala de espera, expurgo, esterilização, vestiário de funcionários, sala de reuniões, salas administrativas e copa.

Após apelo, casos de dengue despencam no município

Santo André está vencendo a batalha contra a dengue. Isso é o que mostram os dados do boletim epidemiológico do Departamento de Vigilância à Saúde. O pico da doença ocorreu na semana epidemiológica de 16 a 22 de março, com 712 casos notificados e 583 casos confirmados. Já na semana entre 13 e 19 de abril, foram seis notificações e dois diagnósticos positivos.

“Essa queda nos números é reflexo de um trabalho coletivo entre o poder público e a população, que entendeu o apelo e nos ajudou a cuidar dos pontos de água parada. Em contrapartida, oferecemos estrutura para que nenhum andreense ficasse sem atendimento adequado”, destacou o secretário de Saúde, Gilvan Junior. 

Os dados da última semana epidemiológica são inferiores, inclusive, aos registrados no início de 2024. Na primeira semana do ano foram 53 notificações e 39 casos positivos. Em março deste ano foram 2.339 casos positivos, enquanto que em abril foram 188 até o dia 22.

Os munícipes andreenses com sintomas da dengue, como febre alta, dores nas articulações e manchas vermelhas na pele, devem procurar uma das 34 unidades básicas de saúde espalhadas por todos os territórios da cidade, que estão abastecidas com testes para diagnosticar a doença. Outro ponto de apoio são as UPAs (Unidades de Pronto-Atendimeno) que atuam na retaguarda.

Como estratégia para conter a doença, Santo André optou por realizar busca ativa em vários pontos da cidade, priorizando os bairros com maior incidência de casos. Desde o início do ano foram 17.860 imóveis visitados, 856 bloqueios realizados, 495 amostras de larvas coletadas e mais de 28 mil pessoas orientadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;