Setecidades Titulo Memória
Diadema, 1929-2022. 93 anos de futebol. 901 campeonatos. 1.386 equipes. 27.477 jogos. 85.551 gritos de gooools... Salve, salve, Neco Amaral.

Irio Marega segue os passos do Celso Unzelte, criador do pioneiro Almanaque do Timão, e tão ‘maluco’ como o professor, traça um perfil contábil do futebol diademense. E vai além...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
23/04/2024 | 08:00
Compartilhar notícia


O historiador do futebol em Diadema é o segundo convidado de um novo programa do DGABC-TV: “Memória do Esporte”.

Como bairro rural de São Bernardo, Diadema ganhou seu primeiro clube de futebol em 1º de agosto de 1929, o EC Vila Conceição, no loteamento do mesmo nome. A denominação “Diadema” inexistia. E quando surge o Distrito de Diadema, depois elevado ao atual Município, também o clube pioneiro modifica a razão social. Nasce a AA Diadema.

Hoje o Município de Diadema é subdividido em 11 grandes partes, o Centro e mais dez bairros. E em todas elas, o futebol.

A capa do livro do Irio Marega traz os distintivos dos times pioneiros, um por bairro. E a publicação é um verdadeiro almanaque, tão importante para a cidade como o são os Almanaques do Timão e do Verdão para Corinthians e Palmeiras.

Em Eldorado, o EC Eldorado, fundado em 1º de maio de 1940; em Piraporinha, o Piraporinha FC, fundado em 5 de março de 1947. E assim por diante.

Confiram na capa do livro de Irio Marega os clubes pioneiros dos demais bairros. E descubram: assim como Charles Muller foi o introdutor do futebol no Brasil, Manoel Amaral Junior (o ‘seo’ Neco) foi o introdutor do futebol em Diadema.

NO AR

A entrevista completa de Irio Marega está no site do Diário (www.dgabc.com.br), no Youtube e em outras redes.

 

Crédito da foto 1 – Projeto Memória

Crédito da foto 2 – Divulgação

BOLA EM JOGO. Irio Marenga e um passeio pelos bairros de Diadema em 93 anos de história do futebol

DIARIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 23 de abril de 1994 – ano 36, edição 8681

MANCHETE – (Jogo do) Bicho envolve mais de 50 delegados (de polícia).

DIADEMA – Sete mil candidatos disputavam 343 vagas da Saned (Companhia de Saneamento Básico de Diadema).

PONTO DE VISTA – Deficiência administrativa.

Não há justificativa para a política tarifaria em vigência no Semasa.

Artigo de Heleni de Paiva, advogada e então vereadora do PT de Santo André.

Crédito da ilustração 3 – Fernandes/Banco de Dados

DRA. HELENI. Críticas ao Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André

EM 23 DE ABRIL DE...

1904 – Em 20 de abril, José Luiz Flaquer candidatava-se a sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

NOTA – Em 1904, Dr. Flaquer exercia mandato de deputado estadual pelo então Município de São Bernardo. Estimulava pesquisas para se saber onde ficara a Vila de Santo André da Borda do Campo e influía, decisivamente, para que a expressão “Santo André” passasse a identificar o então bairro Estação “São Bernardo”.

Secretaria do Interior autorizava a distribuição mensal e gratuita de seis mil cadernos de linguagem nas escolas públicas do Estado de São Paulo.

1939 - Grupo de adolescentes de São Caetano reunia-se na esquina das ruas Piauí e Wenceslau Brás, na Vila Paula, e fundava o Juvenil Ipiranga, que logo passaria a se chamar Ipiranguinha.

1974 - São Bernardo e Tokuyama (Japão) assinavam declaração conjunta de cidades irmãs, durante solenidade realizada na Câmara Municipal de Tokuyama, na Província de Yamagushi.

1979 – Moradores do Jardim Cristiane abriam guerra contra as favelas do bairro.

HOJE

Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral

Dia Mundial do Escoteiro

Dia Nacional do Choro

Dia de São Jorge

Dia do Torcedor Corintiano

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado da Bahia, hoje é o aniversário de Biritinga, Boninal, Caravelas, Floresta Azul, Itagimirim e Teofilândia.

E mais: Craibas (AL), Matos Costa (SC), Nova Módica (MG) e Piraí do Sul (PR).

São Jorge

23 de abril

Militar. Sofreu o martírio durante a perseguição de Diocleciano, no ano 303.

Ilustração: Museu do Vaticano




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;