Economia Titulo Oportunidade
Região registra saldo de 1.653 empregos

Número se refere a janeiro e tem como base os postos de trabalho com carteira assinada

Nilton Valentim
15/03/2024 | 16:48
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação


O Grande ABC iniciou o ano com saldo positivo na geração de empregos formais, com 1.653 vagas abertas em janeiro. O resultado é superior ao verificado no primeiro mês de 2023, quando foram registrados 192 novos postos. O saldo acumulado dos últimos 12 meses (de fevereiro de 2023 até janeiro de 2024) revelou a abertura de 15.654 vagas com carteira assinada nas sete cidades da região. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego.

Cinco municípios da região encerraram o primeiro mês do ano com saldo positivo: São Bernardo (+1.229), São Caetano (+628), Ribeirão Pires (+68), Diadema (+52) e Mauá (+14). Por outro lado, Santo André (-325) e Rio Grande da Serra (-13) e apresentaram saldo negativo em janeiro. 

No saldo por sexo, o saldo foi positivo entre os homens (+1.790), enquanto o entre as mulheres (-136) registrou redução. Em relação à escolaridade, o resultado no mês demonstrou predomínio de vagas para pessoas com o nível médio completo (+1.094). 

Em relação às idades, os mais jovens continuam dominando o saldo, com 776 vagas para a faixa de 18 a 24 anos. O segmento com melhor saldo no primeiro mês deste ano foi Indústria (+1.331), seguido de Serviços (+825) e Construção (+306). Por outro lado, Comércio (-806) e Agropecuária (-3) apresentaram recuo. 

O estoque de empregos formais na região, que é o total de vínculos ativos no mês, superou 791 mil vínculos em janeiro de 2024. O levantamento do Ministério do Trabalho não capta os dados do mercado de trabalho informal, como a Pnad Contínua do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

O Observatório Grande ABC, iniciativa do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC organizou as informações com o objetivo de levantar números regionais dos mais diversos setores para embasar políticas públicas para a região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Notícias relacionadas


;