Cena Política Titulo Cena Política
Taka Yamauchi vira cidadão diademense
Da Redação
13/03/2024 | 07:00
Compartilhar notícia
Gilmar/DGABC


Nascido em São Bernardo, o presidente da SPObras e pré-candidato à Prefeitura de Diadema em outubro, Taka Yamauchi (MDB), recebe nesta quinta-feira o título de Cidadão Diademense. A solenidade de entrega da honraria, iniciativa do vereador Eduardo Minas (Progressistas), está marcada para começar às 18h15, na Câmara, e deve ser um teste da popularidade do político, que vai tentar derrotar o prefeito José de Filippi Júnior (PT), pré-candidato à reeleição. Os dois já se enfrentaram no pleito de 2022, quando o petista venceu ao somar 92.670 sufrágios, ou 45,65% dos votos válidos – o emedebista, que na época estava no PSD, conquistou 31.301 adesões (15,42%). Presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi confirmou presença.

Investigação

O PT de Mauá está preocupado com os desdobramentos das investigações que recaem sobre Geovane Corrêa (foto), que se licenciou por 31 dias das funções de vereador e presidente da Câmara para se defender da acusação de envolvimento em crime de pedofilia. É provável que ele seja convocado dentro dos próximos dias para prestar depoimento à Polícia Civil, episódio que pode ser explorado pela oposição. Jurando inocência, o vereador garante que retoma os trabalhos no Poder Legislativo no dia 1º de abril.

Aí tem

O entourage do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), tem notado que o tucano adotou nos últimos dias um tom mais brando em relação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que sempre foi alvo de duros ataques proferidos pelo chefe do Executivo. Na última live, ele chegou a elogiar o Programa Mais Médicos, do governo federal. Nos bastidores, recomendou aos aliados que sejam “neutros” em relação ao petista, especialmente em manifestações nas redes sociais.

Esvaziado

O PL caprichou no discurso, mas pecou na prática. Embora a direção nacional tenha garantido ao vice-prefeito de Santo André, Luiz Zacarias, que ele terá 100% de apoio do partido na decisão de se lançar candidato à sucessão de Paulo Serra (PSDB), a cerimônia de lançamento da pré-candidatura, segunda-feira à tarde, no hotel Bristol, contou apenas com uma figura de expressão da agremiação, o presidente estadual Tadeu Candelária. Não havia nenhum deputado da sigla que se jacta de ter 99 federais e 19 estaduais – nem Thiago Auricchio, da vizinha São Caetano, dignou-se a participar da solenidade.

No páreo

Conversas de bastidores dão conta de que o vereador de São Bernardo Julinho Fuzari deve aproveitar a janela partidária, que fica aberta até 5 de abril, para migrar do PSC para o PL, partido que deve indicar o vice na chapa encabeçada pelo deputado federal Alex Manente (Cidadania). Os liberais acabam de assegurar a adesão de outro legislador da cidade, Paulo Chuchu, que está no PRTB, nome preferido da ala bolsonarista da sigla para a disputa pelo Paço junto com Alex.

Distinção

Diretor adjunto de Redação do Diário, o jornalista Nilton Valentim foi agraciado com o título de Cidadão Ribeirão-Pirense. Nascido no Interior paulista, em Santo Anastácio, e hoje morando em São Caetano, o profissional passou infância e juventude em Ribeirão Pires. A distinção foi proposta pelo vereador Paulo César Ferreira, o PC (PL), presidente da Câmara, e aprovada por unanimidade, sob a justificativa dos “relevantes serviços prestados ao município”. A solenidade de entrega da comenda está marcada para a noite de 22 de março, no salão de festas do Ribeirão Pires Futebol Clube.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;