Cena Política Titulo Cena Política
O inusitado apoio de Gilberto Costa a Xandão
Da Redação
07/03/2024 | 08:06
Compartilhar notícia
Gilmar


Chamou a atenção um debate travado na sessão da Câmara de São Caetano alguns dias atrás sobre as declarações do presidente Lula em relação aos ataques de Israel à Palestina. Iniciado pelo vereador Américo Scucuglia (PRD) e pela vereadora Bruna Biondi (Psol), a discussão acabou perdendo totalmente o rumo e descambou para a legitimidade de algumas decisões do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes. Enquanto um acusava, a outra combatia e assim seguia a contenda. Eis que o líder do governo, vereador Gilberto Costa (Avante) pediu a palavra e partiu em defesa veemente de ‘Xandão’. “Todo mundo sobe aqui (na tribuna) e fala mal do Alexandre. Ou ele está cheio de razão ou os ofendidos têm muita coisa ruim por trás. O cara é bom, o cara é bom”, rebateu. 

BASTIDORES

Doação de medula

A Fundação do ABC e o Centro Universitário Faculdade Medicina organizaram ontem a primeira campanha para cadastro de doadores de medula óssea das entidades. A ação cadastrou 243 novos doadores. O secretário de Saúde de Santo André, Gilvan Junior no local e elogiou a iniciativa. “É uma ação muito importante e que pode salvar vidas. Sabemos como é difícil a compatibilidade e por isso quanto mais pessoas cadastradas no banco de dados fica mais fácil de achar um doador compatível. O processo foi bem tranquilo e extremamente organizado”, disse.

Arestas aparadas

A advogada Ana Paula Lupino, recentemente filiada ao petismo, tem comparecido com frequência nas sessões da Câmara de São Bernardo junto à equipe da vereadora Ana Nice (PT). A presença de Ana Paula pode significar um movimento de pacificação no PT são-bernardense. Isso porque a possível candidatura da advogada para o Legislativo neste ano gerou forte incômodo na base de Ana Nice. Ana Paulo Lupino, que foi candidata a vice do hoje ministro do Trabalho, Luiz Marinho, na eleição de 2020, parece ter abdicado da corrida eleitoral para ajudar na campanha pela reeleição da vereadora. 

Nada de Novo

O suplente de vereador em Santo André Edilson Fumassa (PSDB) se manifestou sobre a informação trazida por esta coluna dando conta do convite feito pelo partido Novo para que ele seja candidato pela legenda. O tucano não desmentiu a informação, porém disse que qualquer articulação, mudança ou definição para as eleições serão tomadas juntamente com o prefeito Paulo Serra (PSDB), dentro do seu arco de alianças. 

Akira revolt

O vereador de Rio Grande da Serra, Akira do Povo (Podemos) ficou indignado com a aprovação do PL nº 03/02/2024 que aconteceu durante sessão extraordinária na última sexta-feira (1). A propositura autoriza a Prefeitura a remanejar recursos em torno de R$ 13 milhões para algumas áreas. O parlamentar acusa o Executivo de criar uma espécie de “orçamento secreto”. Ao final dos trabalhos, gravando com seu celular, Akira passou a questionar os vereadores da base governista se realmente sabiam o que haviam aprovado na ocasião. Todos se recusaram a responder. Nervoso com o ‘emparedamento’, o vereador Marcelo Cabeleireiro (PSD) chegou a rasgar o documento portado por Akira. Outro que não gostou e partiu para o ataque foi o vereador Israel Mendonça (PDT). Akira terminou o dia na delegacia registrando Boletim de Ocorrência.

Show de inconstitucionalidade

Na sessão de terça-feira da Câmara de São Caetano, os dez projetos que estavam na Ordem do Dia eram de autoria do vereador Marcos Fontes (PSDB). Todos com parecer de inconstitucionalidade. O presidente do Legislativo, Pio Mielo (PSDB) destacou que há mais de 80 projetos parados com parecer semelhante na Casa. Alguns de 2021, por exemplo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;