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Empresa, pandemia e transformação digital
Leo Gmeiner
Luciano Calchi
30/07/2022 | 13:39
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Desde o ano de 2020, foi vivenciada uma transformação global devido ao impacto da pandemia em todos os aspectos: social, ambiental e econômico. Entre as áreas impactadas no campo empresarial está a transformação digital.

O comportamento do consumidor mudou, a necessidade de distanciamento demandou ajustes nos hábitos de compra, venda e consumo, a tecnologia foi uma importante aliada no comércio, na conexão entre as pessoas, na divulgação de produtos e na otimização de processos. Tratamos deste tema em nota técnica publicada na 22ª Carta de Conjuntura do Observatório Conjuscs.

O home office, que, inicialmente, funcionaria de forma temporária para conter a disseminação da Covid-19, foi percebido como forma de trabalho possível e que pode oferecer bons resultados quando aliado ao uso da tecnologia, otimizando processos, viabilizando reuniões on-line, facilitando a comunicação, entre outras funcionalidades. Isso faz com que, cada vez mais, a vida profissional siga avançando para o mundo virtual.

A transformação digital tem incentivado modelos de negócios disruptivos adotados em indústrias tradicionais, causando mudanças na competitividade e na percepção de valor atribuída pelos consumidores.

Trata-se de um caminho sem volta, que traz desafios e vantagens, mas que demanda tempo e investimento para que sua implementação seja efetiva em todas as áreas.

Ter a tecnologia como aliada nos negócios de uma empresa é de suma importância, porém, para apresentar melhores resultados, este processo deve estar ajustado à realidade de cada empresa. Para isso, são necessárias algumas reflexões.

Uma delas é compreender a atividade realizada pela empresa e no que a tecnologia será útil, isto é, como ela pode contribuir para melhorá-la, considerando a execução do trabalho, a divulgação, os canais de relacionamento com os clientes etc.

É importante também ter em mente a necessidade de planejar e investir; analisando as demandas da área de tecnologia necessárias para contribuir com o negócio, listando-as e buscando desenvolvê-las por prioridades, levantando seus custos e buscando parceiros para cada uma delas.

Além dos processos de transformação digital, é necessário que haja essa transformação também com as pessoas, a conscientização e o envolvimento da equipe de trabalho são muito importantes, é preciso mostrar os benefícios que a transformação digital trará para o dia a dia. Pode ser necessário também investir na capacitação dos profissionais para total aproveitamento dos novos equipamentos e processos nas mais diversas áreas da empresa.

Entre os impactos positivos da transformação digital está a relação da empresa com o consumidor. São novas formas de os clientes conhecerem as empresas, seus produtos, serviços e benefícios com a experiência de compra. As decisões quanto a aquisição e pós compra podem ser tomadas de forma mais prática, rápida e eficiente, por meio da internet.

Além disso, a automação de tarefas auxilia as pequenas e médias empresas por conta da eficiência e otimização do tempo, que são vantagens ainda mais competitivas para empresas desse porte.

A inserção do marketing digital é outro fator que traz grandes ganhos para as empresas com essa transformação digital, auxilia na divulgação da empresa e produtos, reforçando e mostrando o seu posicionamento no mercado.

Outro benefício da implantação da transformação digital em pequenas e médias empresas, é a forma de realizar pagamentos. O e-commerce, com diversas opções de pagamento digital, traz facilidade, praticidade e economia com este tipo de processo nas empresas.

Com tudo isso, a transformação digital das empresas passou a ser cada vez mais necessária, potencializada pela pandemia, sendo uma questão de sobrevivência para a maior parte delas, principalmente para empresas de pequeno e médio porte. Lojas on-line, serviços de delivery, aulas virtuais, não só contribuíram para o controle da pandemia, mas para que as empresas pudessem se manter nesse cenário.

Após esta adaptação, o próximo passo tem sido de ajuste e aperfeiçoamento, analisando os métodos aplicados na transformação e verificando o que poderia ser melhorado ou modificado para dar continuidade a eles. As transformações passam a funcionar agora não mais somente para sobrevivência, mas como forma de continuidade, de aperfeiçoamento das experiências de compra e consumo de produtos e serviços. É preciso ter atenção também às necessidades do público alvo, antecipando-se a atender o que é demandado, oferecendo as alternativas ideais para cada uma delas.

A inovação contínua é um item que deve ser fortalecido. Essa busca de soluções que garantam qualidade e otimizem resultados deve ser aliada à capacitação de pessoal para o uso das tecnologias, criando uma cultura inovadora.  




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