Política Titulo Encontro no dia 3
PT de Santo André marca plenária para medir apoio

Reunião, oficialmente, será para apresentar
pré-candidaturas a vereador da coligação

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
28/05/2016 | 07:48
Compartilhar notícia
André Henriques 12/4/16


O PT de Santo André, presidido pelo deputado estadual Luiz Turco, formalizará plenária na sexta-feira para oficialmente apresentar o quadro de pré-candidatos a vereador da coligação do projeto de reeleição do prefeito petista Carlos Grana, hoje composta por 11 partidos: PDT, PMB, PSD, PR, PCdoB, Pros, PSC, PTN, PSL e PTdoB. O número de pleiteantes a cadeira na Câmara chega a 200. O encontro, que ocorrerá a partir das 19h, no Clube de Portugal do ABC, servirá também para medir a força do arco em momento delicado de crise institucional do partido na esfera nacional.

As táticas de campanha estão sendo traçadas há mais de dois meses pelos dirigentes partidários – os encontros acontecem às segundas-feiras. Há ainda a discussão sobre as alianças proporcionais. Existia proposta preliminar por coligação entre PT e PSD, do parlamentar José de Araújo, líder do governo no Legislativo. O acordo, no entanto, desencadeou desconforto interno. A bancada de vereadores petistas, com cinco integrantes, protocolou no diretório a recusa pelo avanço neste sentido. A tratativa seria sacramentada para salvar o mandato de Araújo, que migrou do PMDB para a sigla defendendo adesão ao plano governista, embora haja rompimento com o PT no âmbito federal.

Braço-direito de Grana, o secretário de Governo, Arlindo José de Lima (PT), afirmou que não está descartada a chance de o PT lançar chapa pura na instância proporcional. “É discussão que vem sendo feita e temos de respeitar a vontade da bancada, mas (esta questão) não se restringe apenas à vontade dos vereadores”, frisou o petista.

Outro assunto pendente fica a questão de quem será o companheiro de chapa de Grana. Arlindo alegou que o PT mantém ideia de abrir o posto para legenda aliada. Araújo é cotado ao cargo, assim como o também parlamentar Roberto Rautenberg (PRB), hoje colocado como pré-candidato ao Paço.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;