Memória Titulo História
A música viva do Rei da Voz
Por Ademir Medici
28/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Francisco Alves é nome de rua no bairro Jardim, em Santo André; no bairro Paulicéia, em São Bernardo; e no Jardim Sonia Maria, em Mauá.

Francisco Alves, o Chico Viola, o Rei da Voz. O Roberto Carlos dos anos 40 e 50, cujo último show, ao ar livre, deu-se num palanque instalado no Largo da Concórdia, em São Paulo. Algumas horas depois, uma viagem de carro para o Rio de Janeiro interrompida por um grave desastre. Era setembro de 1952.

Mais de 60 anos depois, Francisco Alves tem seguidores. É um nome importantíssimo do cancioneiro nacional. E as novas gerações, especialmente, têm uma oportunidade rara de conhecê-lo hoje, no programa Memória, da Rádio Bandeirantes, com produção e apresentação de Milton Parron.

524 discos, mais de mil músicas

Texto: Milton Parron

Será o sexto de uma série de dez programas sobre serenatas e serestas com os mais famosos cantores e cantoras do Brasil. Focalizaremos a carreira do mais emblemático intérprete da nossa MPB, Francisco Alves, o Chico Viola, nascido no Rio de Janeiro em agosto de 1898 e falecido num trágico acidente de carro no dia 27 de setembro de 1952.

Francisco Alves morreu aos 52 anos de idade e deixou um número fantástico de gravações, 524 discos no total, mais de 1.000 músicas, a maioria delas transformadas em sucessos retumbantes.

Sua primeira gravação foi em 1919 no selo Popular, pertencente a um sobrinho da maestrina Chiquinha Gonzaga: de um lado do disco, ‘Papagaio Louro’, e do outro, ‘Pé de Anjo’, que fez grande sucesso no carnaval de 1920.

A gravadora Popular teve vida efêmera e o disco seguinte, em 1924, Francisco Alves já gravou na Casa Edson, de um lado a música Miúdo e do outro Chamas do Carnaval. Trata-se de um dos mais raros de todos quantos já foram produzidos no Brasil e quem o possui tem uma pequena fortuna em suas mãos.

Também é importante dizer que Francisco Alves foi o último a gravar em discos pelo processo mecânico e foi quem teve o primeiro disco a ser lançado pelo processo elétrico no Brasil, isso em 1927. O Rei da Voz foi contratado de algumas das mais importantes emissoras de rádio a partir de 1929 – naqueles tempos ainda não tinha televisão no Brasil. Na principal delas, a Nacional do Rio, teve três programas exclusivos de enorme audiência.

No Paraná, próximo a Guaíra, há um município cujo nome é em homenagem ao cantor, com um bonito portal de entrada, onde sobressaem um violão, partituras e uma medalha com o rosto do artista.

Chico Alves, muitas estórias, trechos de seus programas de rádio, muita música no Memória deste final de semana.

Nas ondas do Rádio

VIAGEM NO TEMPO. Internet: www.viagemnotempo.net. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.

Vinte e quatro horas por dia no ar, com programas especiais aos finais de semana:

“Rádio Vitrola”, sábados, 22h, com reprise aos domingos, 7h.

“Clássicos sertanejos”, domingos, 6h.

“Momento Jovem Guarda” – domingos, 10h, com reprise às 22h.

“Ao som de um bolero” – domingos, 11h.

RÁDIO ABC (1570). Causas Nobres. Ao vivo, no estúdio, o padre César Augusto, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em São Bernardo. Em pauta: o Jubileu de Ouro da paróquia: 1966-2016. Produção: Luiz Carlos Gimenes; apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. Serestas, serenatas e seresteiros – VI programa da série (vide abertura da página). Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 28 de maio de 1986 - ano 29, nº 6144

Manchete – Governo intensifica controle de preços.

São Bernardo – Riacho Grande quer verba do BNH para terminar estação de esgotos.

Diadema – Prefeitura reconstrói margens da Avenida Fabio Eduardo Esquivel.

Automobilismo (Elianete Simões e André Gomide) – Saiba como preparar uma moto para o enduro de regularidade.

Livros – Companhia das Letras: nasce uma editora; à frente, Luis Schwarcz.

Polícia – Quadrilha assalta coletivo no centro de Diadema.

Em 28 de maio de...

1916 – Retrato de Eloy Chaves, secretário da Justiça e da Segurança Pública do Estado, é inaugurado no salão da delegacia de polícia de Santo André. A foto foi oferecida pelo senador Flaquer. Coube ao delegado de polícia local, Antonio Queiroz dos Santos, agradecer a oferta em nome do secretário.

A guerra. Do noticiário do Correio Paulistano: os italianos resistem à violenta ofensiva de um inimigo no Trentino.

1976 – O prefeito Newton Brandão entrega a passarela para pedestres sobre a Avenida dos Estados e Rio Tamanduateí, na Praça Armando de Arruda Pereira, no bairro Santa Terezinha.

Hoje

Dia Nacional de Luta pela Saúde da Mulher

Dia do Seresteiro

Santos do Dia

São Germano de Paris (França 496 - 28-5-576). Eleito bispo de Paris no ano 555. Suas relíquias se encontram na majestosa igreja de São Germano de Paris, uma das mais belas construções da cidade.

Colaboração: padre Evaldo César de Souza, CssR

Bernardo de Novara

Emílio

Margarida Pole

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Valinhos. Elevado a município em 1953, quando se separa de Campinas.

Valinhos é a terra natal de Adoniran Barbosa (1910-1982). O nome do compositor foi dado ao Centro de Artes, Cultura e Comércio, inaugurado em 2008 ao lado da estação rodoviária local. De Valinhos, Adoniran mudou-se para Santo André e daqui para São Paulo, onde alcançou sucesso nacional e internacional.

Municípios Brasileiros

Aniversariam hoje: Amambai (MS), Corumbaíba (GO), Machadinho (RS), Maracanã (PA), Muaná (PA), Senhor do Bonfim (BA) e Viadutos (RS).

A história da formação de Senhor do Bonfim está diretamente relacionada à busca de ouro e pedras preciosas e à introdução da criação de gado no sertão baiano. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;