Economia Titulo Empreendedorismo
Moradora tem vida retratada em livro

Publicação 'Mulheres que fazem história'
narra trajetória de pequenas empreendedoras

Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
04/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Reprodução


 A empreendedora de São Bernardo Márcia Cristina Magalhães Monteiro, 50 anos, foi uma das escolhidas pela ONG (Organização Não Governamental) Instituto Consulado da Mulher para integrar o livro ‘Mulheres que Fazem história’, lançado recentemente. Nascida em Belém do Pará, Márcia foi morar em São Paulo em 1990, arrumou emprego como assistente fiscal em uma grande empresa de eletroeletrônicos, fez administração de empresas e depois curso de Tecnologia em Automação Industrial, mas se apaixonou mesmo pela Gastronomia. 

Fez curso na área e percebeu, então, que havia poucas opções de comércio de alimentos orgânicos. Há dois anos, mudou-se para São Bernardo e abriu uma quitanda de produtos desse tipo. O negócio não deu certo, mas ela não desanimou. Ficou conhecendo o Consulado da Mulher, que apresentou a ela a cooperativa de refeições Cia. das Mulheres, para onde levou sua experiência em gastronomia. A empresa, depois de conseguir fazer um café da manhã para a Frente Parlamentar Orgânica, na cidade, passou a atender diariamente cerca de 500 funcionários da prefeitura. 

Sua experiência deu tão certo que Márcia foi convidada para trabalhar na multinacional Whirlpool, companhia que é dona da Consul e, que, por sua vez, comanda a ação social do instituto. “Encerrei meu ciclo na Cia. das Mulheres, sai faz três meses; precisava de um desafio novo”, conta. Ela comanda hoje a Oficina do Sabor, restaurante de alimentos integrais para o público interno de unidade da empresa no bairro Vila Liviero, em São Paulo, atendendo diariamente 600 empregados.

LIVRO 

Para compor o livro do instituto, foram selecionadas 30 pequenas empreendedoras de diferentes idades e cantos do Brasil que tivessem histórias de transformação em suas vidas e que contaram com o apoio da ONG para levar adiante projetos de atividade econômica e geração de renda. 

A publicação, disponível no site do Museu da Pessoa (www.museudapessoa.net), será distribuído em bibliotecas públicas (não será comercializado) e marca também os 12 anos de atividade do Consulado da Mulher. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;