Internacional Titulo Espanha
Governo tenta impedir consulta na Catalunha
31/10/2014 | 13:57
Compartilhar notícia


O governo da Espanha pediu ao Tribunal Constitucional nacional nesta sexta-feira para impedir planos da região da Catalunha, no nordeste do país, de realizar uma consulta informal sobre a independência em 9 de novembro.

Autoridades catalãs cancelaram um referendo oficial sobre a questão para a mesma data, após o governo contestar sua legalidade perante o tribunal, levando à suspensão provisória da votação. A Catalunha, em seguida, optou por manter a consulta informal.

A vice-primeira-ministro espanhola, Soraya Saenz de Santamaria, disse nesta sexta-feira que a votação alternativa também era inconstitucional. Se o tribunal aceitar a impugnação, a consulta também será suspensa, porém autoridades catalãs já disseram que a votação será realizada independentemente da decisão judicial.

As pesquisas de opinião indicam que a maioria dos catalães querem um referendo, mas estão divididos em relação à independência da região. Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;