Economia Titulo Trabalho
Emprego sinaliza retomada da indústria

Pesquisa revela redução na taxa de desemprego
do Grande ABC de 11,3% para 11% em setembro

Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
30/10/2014 | 07:46
Compartilhar notícia
Divulgação


A indústria está acelerando, lentamente, a produção na região. Isto é o que o mercado de trabalho indicou em setembro, conforme dados da PED-ABC (Pesquisa de Emprego e Desemprego do Grande ABC), da Fundação Seade em parceria com o Dieese. No mês passado, a taxa de desemprego caiu de 11,3% para 11%, em relação a agosto, mas está 0,5 ponto percentual superior ao resultado de igual período de 2013.
 
 Com a queda na taxa de desemprego, a região passou a ter 1,236 milhão de ocupados, 7.000 a mais do que em agosto. No caso da indústria da transformação, houve acréscimo de 6.000 empregos, o que gerou contingente de 319 mil trabalhadores. Essas expansões, para o economista do Dieese Tomaz Ferreira Jensen, que apresentou a pesquisa ontem, na Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, em Santo André, reforçam a ideia de que há uma retomada da atividade produtiva. “Isso indica uma tendência de retomada. Tendo em vista o resultado positivo, a partir de julho (no número de empregados), depois de um primeiro semestre ruim (principalmente para a indústria).”
 
 A PED-ABC reflete o mercado de trabalho da região por meio de questionários aplicados em 600 famílias. São considerados tanto empregos formais como informais, autônomos e desempregados. Pela metodologia, a estimativa é de que 20% dos entrevistados trabalhem fora da região.
 
 O número de ocupados em geral cresce há três meses consecutivos. O mesmo ocorre na indústria da transformação e no setor de serviços. Apenas o comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas não teve tal resultado, com queda de julho para agosto e alta em setembro frente ao mês anterior.
 
 As fabricantes passaram de 313 mil empregados para 319 mil, no mês passado. O segmento metalmecânico, no qual está incluída grande parte da cadeia automotiva da região, registrou 158 mil postos em setembro, contra 154 mil em agosto. Neste caso, observou a técnica do Dieese Zeíra Camargo, as expectativas são boas. “O setor automotivo está caminhando para uma melhora na produção. O próprio presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Luiz Moan, disse que a situação é positiva.”
 
 Presidente do Sindicato dos Químicos do Grande ABC, Raimundo Suzart destacou que em seu segmento há sensação de que a produção também está em retomada de crescimento. “Temos visto várias empresas encerrarem as licenças remuneradas e as férias coletivas. Isso é um sinal de que é necessário aumentar a produção.” Ele acredita que, se mantida essa situação, a indústria química do Grande ABC iniciará busca por profissionais em pouco tempo.
 

 Jensen acrescentou ainda que, conforme revela a PED-ABC, a carga horária semanal dos assalariados, na relação mensal, passou de 41 horas para 42, tendo em vista que muitos segmentos da indústria na região já atuam em período reduzido, ou seja, menos de 44 horas. “Indica que estão fazendo hora extra, um sinal de alta na produção.”

NEGATIVO 

 No segmento de serviços, que está em grande parte vinculado à indústria e representa mais da metade dos ocupados da região, o número de empregados saltou de 633 mil para 637 mil. No comércio, com 197 mil postos, a expansão foi de 2.000 trabalhadores.
 
 Por outro lado, foi justamente o comércio que gerou maior impacto na queda de 29 mil postos de trabalho em setembro contra o mesmo período do ano passado, tendo em vista que perdeu 33 mil postos. A analista de mercado de trabalho da Fundação Seade-SP Leila Luiza Gonzaga lembrou que o aumento de 2.000 postos entre agosto e setembro é sazonal, tendo em vista que já está em época das contratações para o fim do ano. Porém, Zeíra observou que a queda, na relação, estava relacionada aos novos shoppings da região.
 
 “Provavelmente houve uma supervalorização dos empregos nos shoppings. Apostaram demais nesses estabelecimentos e agora está ocorrendo um ajuste”, explicou Zeíra.
 

 No ano passado, Santo André teve a inauguração do Atrium Shopping. São Bernardo contou com o Golden Square. No fim de 2012, a cidade teve a abertura de portas do São Bernardo Plaza.

 Apesar da tendência de melhora, a indústria ainda está em situação bem pior neste ano. Na comparação com o ano passado, setembro teve recuo de 12 mil postos de trabalho. O segmento metalmecânico encolheu em 9.000 empregos. O segmento de serviços cresceu em 22 mil vagas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;