Economia Titulo Seu negócio
Empresário tem recorde de empréstimos
Por Simpi
29/10/2014 | 07:27
Compartilhar notícia


A 19ª rodada do Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria de São Paulo, encomendada pelo Simpi-SP (Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo) e efetuada pelo Instituto Datafolha, revelou que 23% dos dirigentes das MPI’s (Micro e Pequenas Indústrias) tomaram empréstimos em setembro, o mais alto percentual registrado na série histórica e, também, cinco pontos percentuais acima do registrado no levantamento anterior.

A pesquisa revela ainda que dobrou o percentual de dirigentes de micro e pequenas indústrias que utilizaram desse meio para renegociar ou pagar dívidas, bem como aqueles que tomaram empréstimos para pagar despesas, incremento de 5% para 12%.

Esses e outros indicadores, além da íntegra das 19 pesquisas realizadas pelo Simpi desde março de 2013, estão disponíveis para consulta no site: www.simpi.org.br.

Lei do lixo gera oportunidades

A PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) entrou em vigor em agosto e, em seu rastro, acabou criando novo ramo de atividade: a prestação de serviços para médias e grandes empresas que desejam terceirizar a logística reversa, ou seja, trazer o lixo de volta ao processo produtivo para que eles sejam reaproveitados.

Segundo o conselheiro titular da indústria no Cades (Conselho do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de São Paulo) e diretor do Simpi, George Doi, a Lei 12.305/2010 exige que fabricantes, distribuidores e vendedores recolham e destinem corretamente o lixo gerado em diversas etapas da cadeia, desde a produção até o consumo. “Acontece que nem todas as empresas têm logística própria ou condições suficientes para implementá-la, de forma a cumprir a lei. Assim, além das cooperativas de catadores, micro e pequenos empreendedores especializados também poderão, com muita agilidade, ajudar a solucionar essa questão”, afirma.

Outra atividade impulsionada pela lei foi a de consultoria para a elaboração do PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos), importante documento integrante do processo de licenciamento ambiental. “A elaboração deste plano obriga as empresas a refletirem sobre seus processos produtivos, abrindo oportunidades na busca de novos caminhos para alcançar a sustentabilidade”, diz Doi.

Prêmio Empresa & Empresário de 2014
No fim de setembro, foi realizada a solenidade da 27ª edição do Prêmio Empresa & Empresário do Ano, tradicional evento promovido pelo Jornal da Zona Leste, Jornal Marco Zero e Jornal Valor da Paulista, homenageando aqueles que se destacaram nos seus respectivos ramos de atividade no ano de 2014.

Tendo como patrono o Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, diversos profissionais, empreendedores, empresas e entidades da Capital paulista tiveram a sua labuta reconhecida e foram laureados por este relevante prêmio, entre eles o Simpi. “Trata-se do reconhecimento pela atuação proativa e incansável da entidade, na defesa da micro e pequena indústria paulista”, afirmou Antonio Carlos Cimino, diretor-presidente do Jornal da Zona Leste.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;