Economia Titulo Enxaguante bucal
Anvisa proíbe distribuição, venda e uso de lote de PerioGard da Colgate

A fabricante informa que vai realizar a troca gratuita do produto

Por Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
23/10/2014 | 07:30
Compartilhar notícia


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou ontem a suspensão da distribuição, comercialização e uso de sete lotes do enxaguante bucal Colgate PerioGard sem álcool 250 ml. As séries de produtos foram fabricadas entre 21 e 26 de fevereiro. A fabricante Colgate-Palmolive comunicou o recolhimento voluntário dos produtos após detectar níveis microbiológicos acima dos limites para a bactéria Burkholderia cepacia.

A empresa informa que “a utilização do produto dentro dos parâmetros e indicações descritas em sua embalagem não apresenta riscos ao consumidor, mas a inalação acidental desse produto pode ser prejudicial para pessoas com sistema imunológico severamente debilitado, que podem estar mais susceptíveis a infecções respiratórias”.

Os lotes suspensos – para saber onde estão os números é preciso verificar no verso do frasco e não em sua embalagem externa – são os (L) 4053BR122C, (L) 4054BR121C, (L) 4054BR122C, (L) 4055BR122C, (L) 4056BR122C, (L) 4057BR121C e (L) 4057BR122C.

A Colgate-Palmolive orienta os consumidores que adquiriram o produto a guardar o frasco do enxaguante, preventivamente, e a entrar em contato com a fabricante para sua substituição gratuita. Basta ligar para o 0800 703 9366 com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou acessar o site www.colgate.com.br/contato.

Segundo o Procon-SP, o Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança”.

Os consumidores que já passaram por acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos, informa o órgão. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;