Política Titulo Sob nova direção
Alex Manente assume presidência do PPS paulista

Nome do deputado federal eleito é referendado pela executiva para comandar partido no Estado; parlamentar fica no cargo até 2017

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
23/10/2014 | 07:47
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Deputado federal eleito, Alex Manente assumiu ontem a presidência paulista do PPS. O parlamentar ficará no comando da legenda pelo menos até 2017, ano da data da próxima convenção partidária. O nome do popular-socialista foi sacramentado por consenso em reunião da executiva, depois que o deputado estadual reeleito Davi Zaia (PPS), ex-secretário do governo Geraldo Alckmin (PSDB), pediu licença do posto para ocupar cargo de direção na secretaria nacional da sigla.

Com reduto eleitoral no Grande ABC, Alex obteve 164,7 mil votos na eleição, em sua primeira campanha por vaga na Câmara Federal, após dois mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa. Diante do apoio registrado nas urnas no dia 5, o popular-socialista tornou-se o candidato com maior número de adesões do partido, que alcançou duas cadeiras no Congresso por São Paulo – além do representante da região, Arnaldo Jardim (PPS) foi reeleito ao conquistar 155,2 mil sufrágios.

Na totalidade, são cinco representantes eleitos pela legenda. Na disputa por espaço na Assembleia Legislativa, o PPS elegeu três integrantes para a legislatura 2015-2018: Roberto Morais (133,5 mil votos), Fernando Cury (85,9 mil) e o próprio Zaia (80,9 mil). Com 17 anos de casa, o novo presidente terá a missão de liderar as ações do bloco parlamentar, apresentar quadros na tentativa de crescimento da sigla e coordenar as atividades internas rumo à eleição municipal de 2016.

“É honra presidir partido, único até hoje, ao qual me filiei aos 18 anos, sem qualquer mácula. A primeira missão agora é atuar pela eleição do Aécio (Neves, do PSDB, à Presidência). A próxima será trabalhar para construir projetos majoritários, analisando onde é possível vencer com candidatura própria, pois é preciso viabilidade (eleitoral), e onde dá para compor (aliança)”, disse Alex. Atualmente, o PPS possui 30 prefeitos em São Paulo. “Plano será ampliar esse número em 50%”, completou o dirigente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;