Palavra do Leitor Titulo Artigo
Revolução com critérios

As amarras da política econômica são tão fortes que Dilma Rousseff vence, mas nomeia o ministro que Aécio Neves gostaria

Do Diário do Grande ABC
21/12/2014 | 09:16
Compartilhar notícia


Artigo

As amarras da política econômica são tão fortes que Dilma Rousseff vence, mas nomeia o ministro que Aécio Neves gostaria. Quando ela disse que em campanha se faz o diabo, talvez não imaginasse que na economia tem que fazer o que não se deseja. Mas Deus fez o mundo e deixou a economia para o demônio. Era perfeitamente previsível o desequilíbrio que está acontecendo.

Em setembro de 2011, foi publicada no Senado Federal brochura intitulada A Economia Está Bem, Mas Não Vai Bem, indicando 15 problemas visíveis para quem não estava iludido com as aparências.

Nos tempos de hoje a verdadeira política progressista consiste em cuidar da economia com responsabilidade e investir na mudança da realidade social por meio da Educação.

Alguns ainda acreditam que ser de esquerda ou de direita é agir sobre a economia, mas terminam provocando os problemas que agora atravessamos e teremos dificuldades em superar, além de pagarmos elevado preço em emprego, nível de renda e de consumo, e pela estabilidade dos programas de assistência social.

A utopia não é mais um mundo sem patrões, mas mundo onde os filhos dos trabalhadores estudem nas mesmas escolas dos filhos dos patrões. E esta utopia tem que ser construída respeitando as regras da economia.

A presidente Dilma Rousseff faz parte dos quadros de esquerda que não conhecia os limites ecológicos, quando o proletariado e seus sindicatos eram revolucionários e queriam mudar a estrutura social e o Estado podia fechar as fronteiras e estatizar o setor produtivo, pois a base filosófica sustentava que a revolução estava na economia. Isso mudou. Entramos em tempo em que na economia todos os partidos ficaram iguais e responsáveis, ou erram querendo ser diferentes e ficam irresponsáveis.

A concepção do Bolsa Família é bom e necessário programa neoliberal de assistência social, daí a simpatia por ela de economistas conservadores como o Nobel Gary Stanley Becker. A concepção do Bolsa Escola era revolucionária porque vinculava a responsabilidade com a economia, a revolução pela Educação de qualidade igual para todas as classes sociais.

Se quiser fazer governo progressista, a presidente Dilma Rousseff deverá fazer governo conservador na economia e definir metas ambiciosas para a Educação de qualidade para todos, no ritmo possível para que estas metas possam ser atingidas sem afetar o equilíbrio fiscal, reorientando as prioridades, parando desperdícios e gastos supérfluos.

Cristovam Buarque é professor emérito da UnB e senador pelo PDT-DF.

Palavra do leitor

Boas-Festas
O Diário recebe e retribui votos de Boas-Festas a Itaú; Planeta Transporte e Turismo Ltda; NET; Porto Seguro; Ronaldo Celestino; Cajec (Casa de Apoio à Criança com Câncer José Eduardo Cavichio); Maria Luiza Centelles; Nanci Peniche; Antonio Dalto; Caroline Malgueiro; Almeida Guilherme Advogados Associados; Centro de Turismo Alemão; Bosch; Carlos Abdalla; Alessandra Nascimento; Bruna Carrara; Bruna Gomes; LED (Laboratório de Editoração Eletrônica da Faculdade de Comunicação Social da Uerj); Textual; Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado); ConQuist; Estilo Press; Euracy Campos; Luana Figueiredo; Renata Pereira; Jaguar Land Rover Latin America PR; Gabriel S. El’Bredy; Valmir Alves Bezerra.

Papelão
O vereador Chico Bento, de São Caetano, no dia 16, entrou no Paço Municipal e com faca na mão encostou-a no pescoço do articulador político Antonio de Pádua Tortorello e o chamou-o de traidor por ter perdido a eleição para presidente da Câmara. Ainda ordenou a ele que se exonerasse do cargo, o que fez na frente do prefeito Paulo Pinheiro. Como um ocupante de cargo público pode mostrar tamanha humilhação? Que coisa feia, não é mesmo, senhor Chico Bento? Não precisava chegar a esse ponto!
Fernando Zucatelli
São Caetano

Vou para Cuba!
Toquem as trombetas! Soem os alarmes! Soltem os rotweillers! Joguem água benta! O governo bolivariano e comunista de Barack Obama (agente infiltrado da Al-Qaeda na Casa Branca), presidente dos Estados Unidos, acaba de reatar relações diplomáticas com Cuba! Cerrem fileiras e venham para ato contra essa infâmia, organizado pelos nossos grandes líderes aqui na resistência no Brasil: Bolsonaro, Aécio Neves, Silas Malafaia e Lobão. Nós, coxinhas unidos, jamais seremos vencidos!
Francisco José de Souza Ribeiro
São Caetano

Tite
Analisando a prosápia do técnico Tite sobre sua volta ao Corinthians, sua postura de sofredor dando a ‘cara a tapa’ e toda sua demagogia em ‘é meu jeito, faço pelo clube e pela torcida’, fico imaginando como deve ser ‘difícil suportar’ tamanho sofrimento movido a R$ 700 mil mensais. Até eu, que sou anticorintiano, enfrentaria ‘bocada’ dessa.
Luiz Roberto Batista
São Bernardo

Estacionamento
Em um supermercado de Ribeirão Pires está um caos para quem entra e sai de carro. Se já não bastassem os mal-educados que não respeitam vagas de idosos e cadeirantes, ainda fecharam a segunda saída, que dá para a Rua José Ricardo Nalle. Quando fecha o semáforo da Avenida Capitão João, gera caos no pátio e ninguém entra nem sai. Cadê a gerência desse estabelecimento, que não enxerga e não toma providências? Não precisamos passar esse vexame, porque Mauá tem mais opção de compra, porque lá vale mais o dinheiro. O cooperado não tem importância.
Osvaldo Favero
Mauá

Meta fiscal
Enquanto os trabalhadores e, principalmente, os aposentados apertam os cintos porque os salários e aposentadorias estão muito aquém das necessidades de uma vida digna, as excelências se presenteiam com polpudo aumento, além da ‘mesada’ distribuída por Dilma a título de retribuição por haverem-na livrado do crime de responsabilidade fiscal. Pois bem, que tal nós, os pagantes da esbórnia, deixarmos de recolher os tributos (IPVA, IR, IPTU) alegando que não conseguimos cumprir a meta fiscal e estarmos copiando a presidente?
Aparecida Dileide Gaziolla
São Caetano 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;